5 de out. de 2009

10 motivos para não agredir uma criança!


1 °-Toda criança tem o direito de não ser maltratada tanto quanto um adulto.

2°- Qualquer agressão física, mesmo uma palmada, é uma forma de violência contra a criança. A palmada pode ser o início de um espancamento. Nunca sabemos onde pode chegar o uso da força física. É uma bola de neve.

3°- É uma forma de educar para a violência. A criança aprende que a força, e não o diálogo, é a forma para solucionar conflitos e isso não é correto.

4°- Ao contrário do que muitos pais acreditam, bater não é uma manifestação de autoridade, mas de fraqueza. Sempre mostra o descontrole dos pais, diante de uma situação com a qual não estão sabendo lidar muito bem.

5°- Respeito é diferente de medo. Muitas vezes nossos filhos obedecem por medo de apanhar novamente. Assim eles não aprendem o que é bom e ruim para eles, e podem voltar a fazer o que é ruim na ausência de quem bate.

6°- Alguns pais alegam que batem nos filhos para evitar que eles "apanhem da vida". No entanto não percebem que a covardia do ato e a humilhação causada geram sentimento de revolta, podendo levar os filhos a buscar na rua, nas drogas e/ou na violência, a fuga dessa situação de violência em casa.

7°- Bater não pode ser uma forma de resolver nossos problemas. Muitasvezes sem perceber, usamos as crianças para descarregar nossa agressividade por problemas pessoais.

8°. Ao invés de bater, experimente dizer à criança como você está sesentindo com o comportamento dela. Faça a criança compreender que os seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.

9°. A palmada inibe a criatividade e a espontaneidade da criança. Muitas só conseguem resolver estes problemas quando adultos, no momento em que podem pedir ajuda.

10°. Educar é uma tarefa complexa. É uma arte. Criança precisa de amor,respeito , carinho, atenção e esforço. E a maior satisfação é ver seu filho feliz!

Contato